BIM significa Building Information Modeling e é uma ferramenta, um software de bases de dados, em formato digital que permite a modelação de uma construção. Ou seja permite a criação de um modelo virtual da construção, equivalente a uma real, possuindo, detalhes muitos relevantes (nomeadamente a composição e características dos materiais de cada elemento construtivo). A informação é tão completa e rigorosa que permite simular e entender o comportamento da edificação mesmo antes de sua construção. O modelo BIM pode ser utilizado para visualização tridimensional, para auxiliar decisões de projeto e medições de obra, para otimizar soluções e comparar as várias alternativas de dimensionamento e até pode gerar informações relevantes para todo o ciclo de vida de empreendimento. É uma abordagem ao projeto já obrigatória em alguns países, nomeadamente, para edifícios públicos.
Por toda a Europa (e não só) os países estão a implementar regulamentação no sentido de garantir o dimensionamento e construção de edifícios nZEB (Nearly Zero Energy Buiding) e o mesmo se vai verificando com a metodologia BIM.
Assim, o Passive House Institute desenvolveu o bim2PH – a nova ligação entre o BIM e o PHPP. O bim2PH é um conversor, uma nova ferramenta que visa facilitar a entrada de dados no software BIM e a transferência de informações para o cálculo do balanço energético e projeto de eficiência no Passive House Planning Package (PHPP).
Através de ficheiros IFC podem armazenar-se dados geométricos e propriedades de objetos de diferentes especialidades, incluindo propriedades de eficiência energética necessárias para o cálculo PHPP. Ao converter os arquivos IFC para o formato de importação/exportação do PHPP, as informações relevantes dos modelos de construção podem ser transferidas dos modelos 3D no bim2PH e para as folhas de Excel do PHPP.
O bim2PH pode identificar e extrair para o Passive House Planning Package (PHPP) os parâmetros abaixo:
- Longitude, Latitude e Altitude (localização)
- Orientação solar (janelas, paredes/coberturas)
- Área útil
- Materiais (valor de U – Coeficiente de Transmissão Térmica)
- Geometria da envolvente do edifício
- Pontes Térmicas
- Geometria de Janelas/Portas
- Sombreamentos
- Volumes interiores
Mas qual é a grande vantagem de conectar a ferramenta PHPP ao BIM?
Simplesmente facilita tudo. Facilita todo o processo de dimensionamento e de avaliação da eficiência energética… mas, atenção utilizar a ferramenta BIM não significa desenvolver um bom projecto, e muito menos garante o desempenho de uma Passive House.
A verdade é que a entrada de dados de um modelo de construção numa ferramenta de avaliação de eficiência energética como o PHPP pode ser extensa e aborrecida. Se o modelo virtual da construção já foi configurado numa ferramenta BIM, como Revit ou ArchiCAD, é possível extrair todos os dados fornecidos pelo modelo e importá-los diretamente para PHPP. Por isso é tão vantajoso conectar o PHPP com o BIM.
Simples!