Quer viver numa Passive House?
Se pretende adquirir ou arrendar um imóvel que é promovido como sendo Passive House ou tendo a certificação Passive House deverá solicitar e verificar a informação fornecida. Aceda à checklist Verificar se é Passive House, elaborada em conjunto com a Homegrid e a DECO PROTESTE.
A certificação é a única forma de garantir que todo o investimento realizado tem o resultado esperado e que atinge realmente o desempenho Passive House.
Assista ao Seminário Passivhaus de 60 minutos
Assista às nossas Conferências e Workshops
Obtenha a formação Certified Passive House Tradesperson e seja o fiscal da sua obra.
Para ter uma Passive House, depois de ter o bom projecto apto a cumprir com o desempenho Passive House, deverá ter pessoal em obra qualificado e capacitado para garantir o cumprimento do projecto Passive House.
Os técnicos de obra certificados, Certified Passive House Tradesperson, encontram-se na lista ou no mapa.
Deverão ser utilizados, sempre que possível, componentes com certificação Passive House ou que comprovadamente demonstrem ser adequadas. Poderão consultar os produtos e soluções Passive House disponibilizadas pelos parceiros da rede Passive House em Portugal.
Se pretende obter a certificação Passive House do edifício e ter a garantia de que todos os requisitos são cumpridos terá de consultar uma entidade certificadora acreditada pelo Passivhaus Institut, que deverá constar desta lista.
Seja feliz como o gato. Não seja mais um “pato” 🦆.
Quais são as vantagens do desempenho Passive House?
Uma Passive House proporciona ambientes interiores com elevados níveis de conforto térmico e acústico e uma boa e permanente qualidade do ar.
As menores rendas associadas ao consumo de energia na operação do edifício devem-se à drástica redução das necessidades de aquecimento e de arrefecimento proporcionadas pelo desempenho Passive House.
Menores rendas associadas ao consumo de água na operação do edifício pela poupança de água promovida pelas estratégias implementadas tirando partido no “nexus” água-energia.
O desempenho Passive House assegura a ausência de patologias na operação do edifício associadas à formação de humidades e bolores nos elementos construtivos. Tal deve-se à ausência de superfícies frias nos ambientes interiores (normalmente devido a pontes térmicas) e à adequada renovação de ar e controlo dos níveis de humidade relativa assegurada através da ventilação controlada e contínua dos espaços interiores.
Menos custos e incómodo associado às tarefas de manutenção dos sistemas e equipamentos devido ao menor número de equipamentos instalados, maior simplicidade dos sistemas e menor potência instalada.
Devido ao menor consumo de energia assegurado pelo desempenho Passive House, o edifício mais capacitado de responder às necessidades dos utilizadores, assegurando o conforto térmico, mesmo em casos de cortes no fornecimento de energia.
As baixas necessidades energéticas possibilitam alcançar a independência energética com menor esforço, quer seja ao nível do edifício, da comunidade ou da região. As estratégias para alcançar a neutralidade energética ou alcançar até o balanço energético positivo são facilitadas porque a quantidade de energia a ser gerada no local ou nas proximidades é muito inferior em relação ao uma situação padrão.
No processo de projectar e construir uma Passive House sabemos que podemos contar com o apoio da rede Passive House em Portugal e internacional: os fabricantes e as ferramentas Passive House (PHPP, DesignPH, base de dados dos componentes certificados, base de dados de artigos científicos – Passipedia).
Porque é tão importante certificar a sua Passive House?
A certificação é a única forma de garantir que todo o investimento realizado tem o resultado esperado e que atinge realmente o desempenho Passive House.
Com a obtenção do certificado e com a placa identificadora na fachada do edifício, este desempenho de elevada eficiência é visível para o público.
O património imobiliário fica valorizado por um imóvel que tem um valor acrescido no mercado, sendo uma vantagem em caso de avaliação bancária, herança, ou outra similar.
Devido ao seu reconhecimento internacional, a Certificação Passive House pode representar valorizações entre 5 a 10% do valor do imóvel.
Para quem pretende obter um retorno financeiro imediato com a comercialização do(s) imóvel(eis) a Certificação Passive House e o cumprimento do desempenho Passive House permitirá o aumento da procura (sim, a procura pode ainda aumentar mais!).
O certifier pode detetar novas medidas de eficiência energética para otimizar o projeto, podendo levar também à redução dos custos de construção.