Recentemente publicámos um artigo sobre a vasta rede de técnicos e profissionais do sector da construção. Consultores, projetistas, arquitetos, engenheiros e engenheiros técnicos civis, engenheiros mecânicos e peritos qualificados que, atualmente, são capazes de dimensionar, projetar e construir uma Passive House. São técnicos certificados designados por Certified Passive House Designer e Certified Passive House Tradesperson.
Mas de que serviria especialistas certificados se não houvesse no mercado equipamentos, materiais e componentes também certificados e disponíveis para integrar uma Passive House?
Provavelmente estaríamos a capacitar técnicos a projectar algo que depois não seria possível concretizar… Pelo menos não de uma forma acessível e que garantisse realmente que o projectado seria o construído e aplicado.
Felizmente há hoje no mercado nacional, não só importados mas também produzidos cá, componentes certificados pelo Passive House Institute que garantem os requisitos necessários para sua aplicação numa Passive House. Estes componentes são muito variados, podem ser relativos à envolvente envidraçada (vidros, caixilhos, claraboias), relativos à estanquidade ao ar, relacionados com a envolvente opaca ou até com os sistemas mecânicos (AQS e eficiência hídrica, ventilação com recuperação de calor), etc.
Se quiser saber quais são estas soluções pode consultar um mapa disponibilizado pelo Passive House Institute onde facilmente identifica quais as produzidas em Portugal.
No entanto, temos já muitas destas e outras soluções disponíveis em Portugal e cujas (algumas) empresas fazem parte da Passivhaus Portugal. Empresas que atuam em diferentes vertentes e que juntas conseguem fornecer equipamentos, soluções e componentes para os técnicos certificados utilizarem nos seus projetos e obras Passive House.
Para uma melhor identificação das soluções, optámos por agrupá-las do seguinte modo:
- Envolvente opaca
- Estanquidade ao ar
- Janelas e sombreamento
- Ventilação com Recuperação de Calor
- AQS e eficiência hídrica
- Aquecimento e arrefecimento
- Renováveis, baterias e carregamento
- Construção
Estes parceiros reconhecem o valor das Passive House e desenvolveram soluções eficientes para ir ao encontro dos elevados requisitos deste padrão de qualidade, conforto e eficiência.
Estas soluções estão disponíveis para os projetistas e técnicos as incluírem nos seus projetos Passive House de acordo com o balanço energético, e depois serem devidamente aplicadas e instaladas em obra.
Mas se mesmo assim tiver dúvidas sobre as soluções a utilizar pode sempre consultar as empresas fornecedoras ou os projetistas e consultores Passive House certificados.
Com técnicos e componentes certificados e com custos de construção semelhantes (senão mesmo menores) que um edifício convencional…
Não há mesmo desculpas para não viver numa Passive House!