O conceito Passive House é um conceito holístico, ou seja não é possível obter uma Passive House cumprindo apenas os requisitos da envolvente do edifício, ou só da estanquidade ao ar ou apenas da ventilação. O elevado desempenho exigido só é possível atingir-se se houver uma integração de todas estas vertentes. Mas a envolvente opaca (paredes, coberturas e pavimentos) pela sua importância e escala no edifício é muito relevante, e como tal, escolher isolamentos térmicos e acústico de elevada performance é fundamental.
Na última década algumas soluções construtivas têm vindo a ganhar espaço no mercado, e também no sector das Passive House, nomeadamente as soluções de isolamento térmico pelo exterior, como o ETICS e a fachada ventilada. Tecnicamente estas soluções construtivas, quando bem aplicadas, são muito interessantes, pois permitem uma continuidade do isolamento minimizando as pontes térmicas; e como já referido aqui no blog no artigo ”Eu adoro Pontes Térmicas – Será moda ou mood?” as pontes térmicas são inimigas das Passive House.
Mas que isolamento utilizar? Há várias opções…
A ROCKWOOL, produtor de isolamentos térmicos e acústicos e parceiro da Passivhaus Portugal, tem soluções em lã de rocha para estas aplicações. Para o ETICS apresenta o Rocksate Duo Plus ROCKWOOL e para a fachada ventilada o Ventirock Duo ROCKWOOL. Mas também tem soluções para as coberturas, como por exemplo o Hardrock 391 ROCKWOOL e até para isolamento pelo interior quando é necessário, por exemplo numa reabilitação.
A ROCKWOOL acredita 100% no conceito Passive House e promove diariamente a eficiência energética nos edifícios e a poupança energética, porque “a fonte de energia mais sustentável é a energia que não se precisa” de consumir.
A empresa, de origem nórdica com quase 100 anos de história, acredita que o conceito Passive House também será um sucesso em Portugal, mas há que continuar uma forte divulgação ao público em geral. Cada vez mais o consumidor exige o máximo de conforto nos seus edifícios e, em simultâneo, a sua eficiência energética e a minimização das emissões CO2.
A preocupação ambiental é uma tendência óbvia no mercado e o conceito Passive House acompanha esta exigência de qualidade dos imóveis. Felizmente, o parceiro ROCKWOOL apresenta soluções que dão resposta a esta tendência, não só nos novos, mas também nos edifícios a reabilitar.