A DANOSA é uma empresa com várias soluções para a envolvente dos edifícios e apresenta uma gama alargada que vai desde os isolamentos térmico e acústico, passando pelas argamassas e impermeabilizações (sintéticas e betuminosas). Mas a gama de soluções do grupo DANOSA tem vindo a crescer sempre focada na melhoria da envolvente opaca dos edifícios. Assim, surgiu a solução de isolamento térmico pelo exterior DANOTHERM ETICS que vem juntar-se às soluções de elevada eficiência energética que a DANOSA apresenta no mercado.
Esta solução em particular é muito interessante no contexto Passive House, pois quando bem aplicada, permite praticamente anular as pontes térmicas, que é uma das chaves do conceito Passive House.
Como já referimos inúmeras vezes também a estanquidade ao ar é essencial nas Passive House e a DANOSA tem vindo a trabalhar para apresentar também aqui soluções de elevado valor ao mercado, exemplo disso é a ARGOTEC HERMETIC, uma argamassa muito flexível, com extraordinária elasticidade, capacidade hermética e aderência a diferentes suportes. Esta argamassa desenvolvida com especial enfoque para edifícios de elevado desempenho, NZEB e Passive House, para além de permitir uma elevada estanquidade ao ar, é impermeável.
Nesta e noutras soluções que procura desenvolver, a DANOSA mostra-se inteiramente alinhada com o conceito Passive House e tem vindo, tal como outros parceiros da Passivhaus Portugal, a promovê-lo, não só em eventos da própria Associação, mas também em atividades desenvolvidas pela empresa, onde ressalva a importância da escolha das corretas soluções construtivas e sua aplicação.
A DANOSA acredita que o futuro das Passive House é promissor pois já ninguém é indiferente à importância do sector da construção no combate às alterações climáticas. Ninguém parece ter dúvidas que o futuro terá que passar por soluções passivas que permitam o decréscimo do consumo dos recursos não renováveis e promovam o conforto. Em grandes linhas a DANOSA acredita que o conceito e a construção de Passive Houses em Portugal estará a curto prazo presente na legislação de forma mais forte e, com isso deixará de ser um fator de diferenciação para se converter em modus operandi. Quando assim for as condições de conforto serão muito próximas das ideais e em simultâneo será possível contribuir para a sustentabilidade das futuras gerações.
A DANOSA é um dos parceiros estratégicos da Passivhaus Portugal.