Não é difícil e em Portugal já há cursos onde pode aprender tudo sobre como projectar, dimensionar, e construir uma Passive House.
Para ser um especialista em Passive House terá que passar por várias fases de aprendizagem e não só. Há duas opções de formação: o Certified Passive House Tradesperson ou o Certified Passive House Designer.
A formação de Certified Passive House Designer é mais extensa (70h) e exclusiva a Projectistas e Consultores. Após esta formação pode ainda frequentar algumas especializações como “Expert PHPP” ou “Construction Verifier – Energy Efficiency” de acordo com as suas exigências profissionais ou expectativas. Ainda como Certified Passive House Designer pode ser “Component Assessor” em 3 áreas “building envelope”, “building systems” ou “building airtightness”. É uma formação bastante avançada e como explicado pode ter várias especializações.
Sabia que em Portugal mais de 100 pessoas já frequentaram a formação Certified Passive House Designer?
A formação de Certified Passive House Tradesperson é um pouco mais curta mas aborda todos os temas essenciais para o dimensionamento de uma Passive House. Esta formação tem a duração de 3 dias (21h) mas permite ao projectista, aplicador ou técnico implementar soluções Passive House, compreender a importância do desempenho da envolvente do edifício, compreender a importância da ventilação e de sistemas eficientes.
Um Certified Passive House Tradesperson pode ainda especializar-se em “Retrofit” ou como “Site Supervisor” em “energy efficiency”.
Sabia que Portugal é um dos país com mais formandos per capita no mundo?
Em ambos os casos as formações devem ser ministradas por formadores certificados e apenas após a realização, com aprovação, de um exame do Passive House Institut é que o formando é Certified Passive House. Depois deste processo, e por forma a incentivar a aprendizagem contínua e a realização de projectos Passive House, é necessário renovar a qualificação através da participação num projecto Passive House.
Parece complexo? Não é! A Passivhaus Portugal é a entidade competente para ajudar neste processo e realiza com frequência, em parceria com outras entidades, ações de formação em Tradesperson e Designer.
São já mais de 170 os técnicos certificados em Passive House em Portugal. Uma formação diferenciada que os coloca como peritos mundiais neste conceito.
Para além destas ações a Passivhaus Portugal também promove seminários, workshops e eventos gratuitos para dar a conhecer o conceito e as melhores práticas em Portugal.
Anualmente realiza-se ainda a Conferência Passivhaus Portugal onde estão presentes as empresas do sector com soluções técnicas adequadas às Passive House e experts de todo o mundo que vêm partilhar o seu conhecimento. Esta conferência ocorre no final de Novembro todos os anos desde 2013 e tem vindo a ser O evento nacional onde se discute este tema. Se ainda tem dúvidas contacte-nos ou subscreva a nossa newsletter.
Mais informações em: https://passiv.de/en/03_certification/03_certification.htm