“As humidades ou bolores estão associadas a uma série de efeitos adversos à saúde, incluindo asma, infecções respiratórias, dispneia, pneumonite por hipersensibilidade e alveolite alérgica.”
(Housing and health guidelines 2018, OMS)
De acordo com os dados mais recentes da Eurostat (Living conditions in Europe – housing quality, 2017) a exposição a elevados níveis de humidade e a bolores ocorre em 26% das habitações em Portugal, enquanto que a média da UE é de 13%.
Um estudo pioneiro em Portugal, o HabitAr, realizado em 2008 já concluía que metade das casas tinha falta de ventilação e um terço apresentava elevados níveis de humidade. O HabitAr foi um estudo epidemiológico que avaliou a qualidade do ar interior em 557 casas de Norte a Sul de Portugal Continental, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) em conjunto com o Instituto UCB de Alergia.
Uma Passive House é livre de humidades e bolores garantindo ambientes interiores seguros para os seus ocupantes e a ausência de patologias. Este desempenho é conseguido devido aos adequados níveis de humidade relativa e inexistência de temperaturas superficiais muito baixas.