Passivhaus Portugal afirma-se em ano de 10º aniversário
Em 2022, a Passivhaus Portugal deu novos saltos rumo aos objetivos que quer concretizar no médio prazo: consolidar o padrão junto dos profissionais, levá-lo cada vez mais até aos promotores e clientes finais, e fortalecer o trabalho com os fabricantes. Por isso este ano foi marcado pela primeira participação numa grande feira nacional de arquitetura e construção, a Concreta, pelo regresso do formato presencial da Conferência Passivhaus a Aveiro, e por um novo record no número de formandos nos cursos oficiais Passive House.
A Passivhaus Portugal esteve presente pela 1ª vez na Concreta, que decorreu de 13 a 16 de outubro, na Exponor. Para além de outros eventos paralelos (com a Ordem dos Arquitetos, ANFAJE e com a própria organização do evento), teve em permanência um programa especificamente ligado à Passive House na Concreta, com 23 worskhops práticos com parceiros, apresentação de projetos Passive House pelos seus autores, entrevistas com construtores, donos de obra e entidades académicas. Pode aceder aqui ao press release e às fotos de Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 | Dia 4.
A Conferência Passivhaus Portugal voltou a Aveiro nos dias 25 e 26 de Outubro. Foram mais de 250 pessoas em cada dia do evento, 43 workshops de parceiros, 60 marcas presentes e quatro sessões complementares muito ricas sobre o que se está a fazer no universo Passive House e NZEB em Portugal. A 10ª Conferência Passivhaus Portugal teve início com um dia inteiramente dedicado a workshops práticos, conduzidos por especialistas nacionais e internacionais, que decorreram em quatro salas em simultâneo. O 2º dia foi reservado à conferência, com uma sessão de conversas com donos de obra, construtores, instituições e professores, a apresentação de Lloyd Alter, de vários projetos Passive House, e a exposição de diversos estudos de investigação sobre o padrão. Informação completa do evento em: press release, fotos e apresentações.
Neste ano, foi inaugurado na Maia um projeto pioneiro a nível mundial: uma Passive House como loja e escritório de apoio técnico exclusivo para ajudar a implementar e construir Passive Houses, que pode conhecer em detalhe aqui. Foi também concluída a reabilitação duma habitação bifamiliar que será a primeira reabilitação em Portugal com Certificação Passive House, que pode conhecer aqui.
A Passivhaus este mais uma vez presente nos meios nacionais e em eventos de outras entidades, com destaque para a reportagem no Primeiro Jornal da SIC, com exemplos de projetos de reabilitação e a entrevista a Tiago Gomes, morador numa Passive House: “Em preços/ano podemos estar a falar de custos com energia na casa dos 50 euros.”
Foi dada também continuidade aos protocolos já estabelecidos com Universidades. Foram atribuídas quatro vagas cada em cursos Passive House para estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Em 2022, a Passive House bateu novo record na formação. Foram formadas 99 pessoas nos cursos oficiais Passive House. Em relação a 2021 (que já tinha sido o ano com o maior número absoluto de formandos), representa um aumento de 48%! No total são já 572 profissionais que receberam formação Passive House.
“Foi um ano de consolidação depois de dois anos atípicos para todos. Estamos cada vez mais perto dos stakeholders e esse continuará a ser o nosso objetivo. Podemos já adiantar que 2023 trará muitas novidades, tanto para a formação de profissionais, como na informação disponibilizada aos vários públicos. Continuamos a perseguir a nossa meta: #PassiveHouseParaTodos”, reforça João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal.