Decorreu nos dias 17, 19, 24 e 26 de novembro de 2020, por videoconferência (através da plataforma Zoom e transmitida em streaming no Facebook), a 8ª Conferência Passivhaus Portugal 2020 com a organização da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid. Decorreram no total 4 workshops com a participação dos 14 parceiros estratégicos da rede Passive House em Portugal, 4 sessões temáticas com apresentações de oradores nacionais e internacionais e uma exposição virtual com mais de 50 parceiros da rede representados.
As 8 sessões e workshops da conferência tiveram uma assistência média contínua de 190 participantes, tendo passado pela plataforma Zoom ao longo dos 4 dias mais de 600 pessoas. A conferência foi também transmitida ao vivo no Facebook, com um alcance superior a 25000 pessoas até ao dia de hoje.
Dia 1 – 17 novembro 2020
O Workshop 1 contou com as apresentações dos parceiros estratégicos BMI, Zehnder e Rockwool. Ricardo Ramos apresentou as soluções de cobertura da BMI focando na solução Tectum First, que obteve recentemente a certificação Passive House. David Castro apresentou as vantagens da ventilação mecânica com recuperação de calor e funcionamento duma solução típica da Zehnder com certificação Passive House. Enrique Gómez e Santiago Graña apresentaram as soluções da Rockwool para fachadas de eficientes e exemplos de aplicação em icónicos edifícios com certificação Passive House.
O Workshop 1 contou com uma assistência média contínua de 238 participantes (220 no Zoom e 18 no Facebook).
O Workshop 2 contou com as apresentações dos parceiros estratégicos Danosa, Grupo Preceram, Gealan e Schluter. Pedro Ribeiro apresentou as soluções completas da Danosa para toda a envolvente opaca do edifício. Ávila e Sousa apresentou as soluções das diferentes marcas do Grupo Preceram: Argex, Preceram, Gyptec e Volcalis. Hugo Salreta apresentou as mais recentes soluções de caixilharia da Gealan: a série Linear e a série Kubos, ambas com certificação Passive House. Paulo Ferreira apresentou a solução da Schluter para pavimentos adequada para o eficiente uso de aquecimento e pavimento radiante.
O Workshop 2 contou com uma assistência média contínua de 206 participantes (180 no Zoom e 26 no Facebook).
Dia 2 – 19 novembro 2020
A Sessão 1 foi moderada pela diretora da revista Edifícios e Energia, Rita Ascenso, e contou com as apresentações de diversos e recentes projetos Passive House em Portugal. José Oliveira, do G77 Ateliê, apresentou três projectos de habitação unifamiliar no distrito do Porto: duas reabilitações em fase final de construção e uma casa em construção na fase de início dos isolamentos. Nuno Louro e Márcio Dias apresentaram a reabilitação profunda duma habitação unifamiliar em Borba em fase de conclusão e um projecto em desenvolvimento de habitação unifamiliar mais estúdios numa zona rural na Sertã. Gil Silva, do Basestudio, apresentou o projeto em desenvolvimento para a reabilitação e ampliação de uma habitação unifamiliar em Vila Nova de Gaia. João Marcelino, da Homegrid, apresentou a reabilitação de uma habitação unifamiliar recentemente concluída em Ílhavo. Esperança Azevedo, da Galeria Gabinete, apresentou uma habitação unifamiliar na fase de acabamentos em Penafiel.
A Sessão 1 contou com uma assistência média contínua de 218 participantes (190 no Zoom e 28 no Facebook).
A Sessão 2 foi moderada pela diretora das revistas O Instalador e Novo Perfil, Ana Clara, e contou com as apresentações de João Rufo, investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, e de Norberto Presa, sócio gerente da Climacom e membro da direção da Associação Passivhaus Portugal. João Rufo apresentou as evidências da relação entre a qualidade do ar interior e a saúde dos ocupantes. Norberto Presa apresentou a solução de ventilação mecânica com recuperação de calor como garantia da qualidade do ar interior, associada a outras vantagens ao nível do conforto e eficiência energética.
A Sessão 2 contou com uma assistência média contínua de 177 participantes (160 no Zoom e 17 no Facebook).
Dia 3 – 24 novembro 2020
O Workshop 3 contou com as apresentações dos parceiros estratégicos Sto, Knauf Insulation e Fibran. Manuel Martino apresentou as soluções da Sto focando no tema da aplicação dos diferentes componentes do sistema em obra. Irma Assunção da Knauf Insulation e Paulo Moreia da Knauf apresentaram a solução ligeira de fachada com certificação Passive House e alguns exemplos de aplicação em Passive Houses construídas. Lúcia Marques apresentou as soluções de isolamento térmico da Iberfibran e a sua aplicação em contextos de construção nova e de reabilitação.
O Workshop 3 contou com uma assistência média contínua de 175 participantes (160 no Zoom e 15 no Facebook).
O Workshop 4 contou com a apresentação em consórcio dos parceiros estratégicos Artebel, Reynaers, Soudal e Grupo Saint-Gobain. Neste workshop foi apresenta a execução dum protótipo completo à escala real da envolvente vertical do edifício (envolvente opaca + envolvente transparente) adequada à Passive House. A Artebel apresentou a execução da alvenaria com o bloco térmico com agregados leves em argila expandida Leca. A Soudal apresentou a aplicação das soluções para a instalação da janela sem pontes térmicas e com a garantia da estanquidade e respetivos remates: o sistema SoudaFrame com certificação Passive House. A Reynaers apresentou a montagem e instalação do sistema de caixilharia Masterline 10, com certificação Passive House. O grupo Saint-Gobain apresentou a execução do sistema ETICS com isolamento térmico de lã mineral e a aplicação do vidro duplo com baixa emissividade adequado à Passive House.
O Workshop 4 contou com uma assistência média contínua de mais de 170 participantes (160 no Zoom e 10 no Facebook).
Dia 4 – 26 novembro 2020
A Sessão 3 foi moderada pelo professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Guilherme Carrilho da Graça, e contou com as apresentações de Elrond Burrell, arquitecto e Certified Passive House Designer Neozelandês, e de Lloyd Alter, arquiteto e professor canadiano, é design editor do Treehugger. Elrond Burrell apresentou a sua inspiradora visão sobre a importância da Passive House num registo mais emocional e pessoal. Lloyd Alter apresentou a Passive House como um edifício saudável e de que modo este aspeto se torna ainda mais relevante em tempos de pandemia.
A Sessão 3 contou com uma assistência média contínua de 176 participantes (160 no Zoom e 16 no Facebook).
A Sessão 4 foi moderada pelo professor do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro, e contou com as apresentações de João Pedro Gouveia, investigador no CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e de Marta Panão, professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. João Pedro Gouveia apresentou o panorama da pobreza energética em Portugal tendo por base o trabalho desenvolvido pelo CENSE de identificação e caracterização do problema a nível nacional. Marta Panão apresentou os dados relativos à performance gap entre as necessidades e os consumos de energia, às despesas com aquecimento dos agregados familiares e quais os caminhos para mitigar o problema.
A Sessão 4 contou com uma assistência média contínua de 154 participantes (140 no Zoom e 14 no Facebook).
Exposição Virtual
A Exposição Virtual está permanentemente acessível online desde o início da Conferência a 17 de novembro de 2020 e conta com mais de 50 marcas representadas com soluções adequadas para edifícios Passive House e nZEB. A Exposição Virtual está organizada com os diferentes sectores: Envolvente Opaca; Janelas e Sombreamento; Estanquidade ao Ar; Ventilação Mecânica com Recuperação de Calor; Aquecimento e Arrefecimento; AQS e Eficiência Hídrica; Baterias.
Veja a reportagem fotográfica completa aqui.
Todas as apresentações e intervenções foram gravadas e estão disponíveis no site da Associação Passivhaus Portugal aqui.