Projetar, construir e viver numa Passive House tem várias vantagens, mas naturalmente há vários intervenientes nos vários processos e cada um deles identificará vantagens diferentes.
Então não sejamos passivos e vamos identificá-las para que não hajam dúvidas de todas as vantagens deste conceito construtivo.
Quem projeta vê mais-valias numa Passive House que não são necessariamente vantagens para quem constrói. E quem constrói também consegue identificar vantagens que podem não ser óbvias para o dono de obra e por aí adiante.
Por isso vamos aqui identificar quais as reais vantagens para os diferentes intervenientes no processo. Começando pelo projetista…
Para o projetista que desenvolve o projeto de uma Passive House uma das principais vantagens é ter o cliente satisfeito. O projetista sabe que uma Passive House proporciona ambientes interiores confortáveis e saudáveis, sem patologias devido à formação de humidades e bolores, e permite ter baixos custos de energia em fase de operação. Isto leva a uma maior probabilidade de haver donos de obra e utilizadores satisfeitos e, portanto, possíveis futuros clientes de novo.
Por outro lado, há o reconhecimento e valorização do trabalho executado, já que um projeto que alcance a Certificação Passive House é, à partida, um projeto reconhecido como de qualidade e que qualquer projetista ou consultor gostaria de ter no seu portfólio. Isto porque a Certificação Passive House e o cumprimento do desempenho Passive House são garantias de que se trata de um bom projeto, bem detalhado, adaptado ao local e que respeita os princípios da física das construções.
Outra grande vantagem para o projetista é que não existem falhas de desempenho entre o projeto planeado e o construído, ou seja, o desempenho real durante a utilização do edifício. Como as Passive House se baseiam na ciência e física das construções está assegurada de forma comprovada e testada a robustez dos resultados.
E finalmente a coordenação de projeto é outra vantagem, já que ao elaborar um projeto apto para cumprir o desempenho Passive House está a projetar-se para ter o melhor desempenho do ponto de vista térmico, acústico e energético e desse modo o processo de execução dos projetos destas especialidades está mais facilitado.
Outra vantagem, talvez menos óbvia é que há hoje uma rede de apoio no processo de projetar e construir uma Passive House, quer nacional quer internacional, que vai desde fabricantes a ferramentas de software. Este apoio permite uma maior facilidade na elaboração do projeto, permitindo ao projetista ou consultor, uma ampla cadeia de apoio técnico para poder projetar uma Passive House. Este é um facto que é benéfico para todos os intervenientes, como aliás veremos nos próximos artigos aqui no blog.
Mais informação aqui. https://passivhaus.pt/sou-projetista/