Para qualquer profissional a certeza de um trabalho bem realizado é por si só uma mais-valia. Um profissional de qualquer área sabe que se entregar qualidade e seriedade terá clientes satisfeitos e isso é uma das maiores vantagens num trabalho ou negócio, pois trará novos clientes.
É isso que se passa com os construtores de Passive House. Estes profissionais sabem que se cumprirem o projeto terão no final um reconhecimento do trabalho executado com o alcance da Certificação Passive House e o cumprimento do desempenho Passive House. Isso é a garantia de que estamos perante um edifício bem construído, que respeita os princípios da física das construções, com um resultado positivo no ensaio de estanquidade ao ar e com a garantia de que não temos um edifício “roto”.
Por outro lado, é uma garantia para o construtor que não haverá patologias durante a operação do edifício associadas à formação de humidades e bolores nos elementos construtivos. Isto porque não há superfícies frias nos ambientes interiores (normalmente devido a pontes térmicas) e há uma adequada renovação de ar e controlo dos níveis de humidade relativa (assegurada através da ventilação controlada e contínua dos espaços interiores).
Isto também implica menos manutenção com menor custo e incómodo associado às tarefas de manutenção dos sistemas e equipamentos, que por si só, já são em menor número, são mais simples e de menor potência instalada.
Tudo isto traz muitas vantagens pois, devido à menor manutenção e ausência de patologias, o telefone irá tocar menos vezes durante o período de garantia o que é um descanso para os construtores que dessa forma estarão mais disponíveis e concentrados em desenvolver e construir novas Passive Houses.
As empresas de construção desenvolvem-se num mercado extremamente competitivo, onde a diferenciação é um fator que pode levar ao sucesso, por isso cada vez mais existem construtoras a apostar na formação em Passive House dos seus quadros. Fazer bem pode custar tanto ou até menos que fazer mal e as empresas reconhecem o valor de construir sob o conceito Passive House e veem nisso uma oportunidade de alavancarem o seu negócio.
Cada vez mais a inovação e a sustentabilidade são conceitos que também as empresas construtoras têm que integrar nos seus valores e, sem dúvida, as Passive House trazem esses valores para o mercado.
Tal como para os projetistas é importante a rede de apoio Passive House também para os construtores esta rede é fundamental proporcionando-lhes a segurança de ter sempre apoio técnico dos fabricantes, ferramentas e componentes Passive House com que podem contar.
Este suporte é um conforto e uma garantia para os construtores que assim confiam nas soluções Passive House.
Mais informação aqui: https://passivhaus.pt/sou-construtor-instalador/