Os edifícios Passive House são edifícios energeticamente eficientes que proporcionam aos utilizadores elevados níveis de conforto e excelente qualidade do ar interior a qualquer hora. Por forma a ajudar os utilizadores a tirarem o melhor partido do seu edifício Passive House, a equipa de formação e desenvolvimento do Passive House Institute apresenta algumas dicas simples e truques para residentes em edifícios Passive House.
Como muitos de vós já devem saber, os edifícios Passive House contam com os seguintes princípios básicos:
Estanquidade ao ar
A camada de estanquidade ao ar fica normalmente na superfície interior das paredes exteriores (membrana, gesso). O melhor é perfurar o mínimo possível. Em vez disso, pode encontrar maneiras de pendurar fotos sem pregos. Se for necessário perfurar as paredes, certifique-se de fechar cuidadosamente todos os orifícios restantes depois que os fixadores serem removidos.
Sistema de ventilação
Tal como num aspirador, deve substituir os filtros F7 (filtro de ar insuflado) e G4 (filtro de ar extraído) uma vez por ano. Isto irá assegurar que a unidade de ventilação está limpa e efetivamente a manter a qualidade do ar interior. Deve também ajudar o ar limpo a circular pelo edifício mantendo aberturas nas portas e as válvulas de extração/insuflação desimpedidas.
– Volume de ar extraído ≈ volume de ar insuflado. Deixe um perito verificar o balanço por si.
– Reduza ainda mais o consumo de energia abrindo as janelas para ventilação quando as temperaturas e níveis de humidade exteriores estiverem próximos do ambiente interior desejado – Não se esqueça de ligar novamente a unidade de ventilação conforme as condições exteriores mudam.
-Se achar o ar muito seco durante os períodos de frio no inverno, reduza o fluxo de ar. Pode complementar isto secando a roupa dentro de casa e mantendo plantas de interior.
-Para facilitar sua vida, mantenha todas as configurações e posições iniciais da válvula ou pergunte a um especialista qualificado antes de fazer qualquer alteração.
Envidraçados e sombreamentos altamente eficientes
Permita que a luz do sol aqueça seu espaço gratuitamente, garantindo que o sombreamento exterior está descativado durante os períodos de frio. Ler no ecrã de um computador torna-se mais confortável com uma proteção refletiva colocada. Quando as temperaturas interiores aumentarem além do seu nível de conforto use apenas o sombreamento.
Aquecimento
Em edifícios Passive House, os sistemas de reversão noturnos (sistemas automáticos que reduzem a temperatura ambiente à noite para economizar nos custos de aquecimento) são pouco eficazes e, portanto, uma complicação desnecessária. Você só precisa de um pouco de energia de aquecimento, que pode ser fornecida sem interrupção ou radiadores abaixo de suas janelas!
Arrefecimento
Não há problemas de pico de carga em edifícios Passive House: graças à sua elevada resistência às trocas de calor, a necessidade de arrefecimento é pequena e quase constante. Use o sombreamento exterior de forma diligente!
E tal como faria num edifício convencional…
… durante o período de aquecimento
– Use ventilação através das janelas apenas quando necessário (em “dias de festa”)
– Aproveite os ganhos de calor solar gratuitos mantendo as janelas quase sempre sem sombra
– Defina temperaturas confortáveis sem sobreaquecer o edifício
… e durante o período de arrefecimento, evite o sobreaquecimento
– Aproveitando a ventilação noturna (se possível)
– Usando dispositivos de sombreamento
– Escolhendo aparelhos e iluminação com baixo consumo energético
© International Passive House Association, 2018. O uso não autorizado e/ou a duplicação deste material sem a autorização expressa e escrita do autor do website e/ou do dono é estritamente proibida. Excertos e links podem ser utilizados, desde que o total e claro crédito seja dado à International Passive House Association com uma adequada e específica direção ao conteúdo original.