No último artigo falamos de um parceiro da Passivhaus Portugal que comercializa janelas em alumínio e referimos então a importância da estanquidade ar. A verdade é que cerca de 30% a 40% das “fugas” de ar se dão pelas janelas ou em redor destas, por isso é fundamental controlar estas zonas.
A estanquidade ao ar tem que ser assegurada e as trocas de ar descontroladas com o exterior (quase) não devem existir. No entanto, em elementos rígidos e com dilatações e contrações devido a diferença de temperatura é difícil garantir que não há fugas, é aqui que o parceiro Soudal entra, apresentando soluções para este problema.
A Soudal é maior fabricante europeu independente de selantes, adesivos e espumas de poliuretano para utilizadores profissionais e particulares. A empresa (ainda familiar) belga apresenta várias soluções técnicas para a selagem e estanquidade de uma Passive House e vê o desenvolvimento e construção destes edifícios como um desafio, numa vertente de estanquidade, vedação e qualidade do ar interior.
A empresa desenvolveu vários produtos que respondem a estes desafios:
O SOUDATIGHT LQ e SP, que não é mais que uma membrana de estanquidade com características estanques ao vapor que garante a hermeticidade de diferentes aplicações (ligação chão-parede, parede-teto, caixilharia-alvenaria, ligação das placas de isolamento, tubagem, etc.) pois adapta-se a qualquer superfície. É um produto com certificação ‘Passive House Certified Component’.
O FLEXIFOAM, é uma espuma de poliuretano utilizada na instalação das janelas para garantir o isolamento térmico e acústico, evitar pontes térmicas e contribuir para a estanquidade ao ar.
Com estes e outros produtos a Soudal apresenta ao mercado um sistema de instalação de janelas eficientes que garante uma correta instalação e um melhor desempenho do ponto de vista de isolamento térmico, acústico, estanquidade à água e ao ar num edifício (novo ou a reabilitar). Aliás, a Soudal promove e está presente em cursos direcionados a instaladores de janelas eficientes onde apresenta o “SWS – Soudal Window System Premium/Passive House”, sistema que responde às exigências Passive House.
Com este esforço de formação e de ligação direta e muito próxima ao mercado a Soudal acredita que o conceito Passive House não é apenas uma moda, mas sim uma “consciencialização coletiva da importância de fazer bem à primeira”. Acredita que a Passive House se encontra numa fase de divulgação e implementação sem retorno, e que apesar do ainda atraso relativamente a outros países, o caminho é para o aumento da implementação do conceito no parque edificado novo e existente.