Atualmente, existem em Portugal fábricas e fornecedores que produzem quase tudo o que é necessário para construir uma Passive House. Desde as fundações às coberturas, passando pelos sistemas de AQS (aquecimento de água quente sanitária), sistemas de ventilação com recuperação de calor, janelas, isolamentos térmicos e acústicos, etc. Alguns dos parceiros da Passivhaus Portugal produzem essas soluções, é o caso da Saint-Gobain que produz soluções para a envolvente.
Aqui no blog não nos cansamos de reforçar a importância da envolvente, quer a opaca quer a transparente, no desempenho energético do edifício. Felizmente a Saint-Gobain tem soluções para ambas. Desde soluções de isolamento pelo exterior de paredes, passando por soluções eficientes de ligação das janelas e portas às paredes até soluções eficientes para coberturas.
E estas soluções e sistemas são de extrema importância, já que a envolvente tem um impacto elevado na eficiência energética do edifício e funciona como uma protecção ao calor e ao frio, mas também ao ruído, à chuva, vento e neve, etc.
A Weber promove sistemas de isolamento térmico pelo exterior, com diferentes desempenhos e isolamentos, desde lãs minerais até EPS ou cortiça, e ainda tem algumas soluções para fachadas ventiladas. Como já escrevemos aqui os sistemas de isolamento térmico pelo exterior, designados por ETICS (External Thermal Insulation Composite System) têm ganho muito espaço no mercado nacional, pois, para além de serem uma boa solução técnica, são soluções com grande versatilidade de acabamentos e a um custo-benefício muito interessante.
Dentro do conceito Passive House, este parceiro tem ainda uma membrana de estanquidade ao ar (VARIO) que permite proporcionar excelentes níveis de estanquidade ao ar (que é um dos princípios das Passive House) combinados com regulação da permeabilidade ao vapor de água.
A Saint-Gobain acredita que o conceito Passive House se enquadra perfeitamente no que se deseja de forma global: maior eficiência energética dos edifícios, menores consumos, menor pegada ambiental, construções mais duradouras e com maior conforto.
Por outro lado e segundo a empresa, o conceito Passive House à medida que for mais abordado e promovido irá certamente ser mais explorado pelo sector (arquitetos, engenheiros e donos de obra), mas ainda há um caminho de esclarecimento, educação e promoção a fazer. Esse caminho tem vindo a ser partilhado pela Passivhaus Portugal, a Saint-Gobain e todos os parceiros. Aliás, a Saint-Gobain em Portugal tem colaborado com a Passivhaus Portugal no sentido de participar em webinars e eventos promovendo as suas soluções, mas também o conceito em si.
A Saint-Gobain é um dos parceiros estratégicos da Passivhaus Portugal.