Como já temos referido aqui no blog inúmeras vezes, as janelas são de extrema importância num edifício, e em particular num edifício Passive House, não só do ponto de vista do seu comportamento térmico, mas também no que diz respeito ao seu desempenho acústico e ainda no que diz respeito à sua permeabilidade ao ar.
Em termos técnicos as janelas fazem parte da envolvente envidraçada e devem contribuir, tal como todas as restantes soluções construtivas para a otimização do desempenho do edifício Passive House (ou não Passive House).
Um dos requisitos de um imóvel Passive House é a estanquidade ao ar, e para este ser certificado tem que assegurar um determinado resultado no teste Blower Door Test. Este teste não é mais que a medição de pressões e sucções de ar forçado através da porta principal do edifício ou imóvel e é obrigatório que o resultado seja (n50) < 0,6 rph. A questão é que para garantir este valor o edifício tem que ser praticamente estanque e é pelas aberturas/janelas que podem ocorrer as maiores perdas de ar.
Conhecedora das exigências uma Passive House a Reynaers Aluminium – especialista em soluções técnicas em alumínio para janelas, portas e fachadas desenvolveu várias soluções de janelas, e em particular uma que é certificada pelo Passivhaus Institut, o sistema MasterLine 10. A empresa belga, com mais de 50 anos de experiência no sector, desenvolveu outras soluções, mas a MasterLine 10 foi concebida para um excecional desempenho térmico, mecânico, elevada estanquidade e, muito importante, assegurar a durabilidade da solução.
Estas janelas de elevada qualidade garantem os desempenhos exigidos por uma Passive House, mas as boas soluções de pouco servem se não forem bem utilizadas em projeto e, muito importante, bem aplicadas em obra. Por isso, a Reynaers tem à disposição uma equipa de técnicos especializados que dá apoio desde o início até ao fim, ou seja desde o projeto até à obra. As equipas técnicas da Reynaers sabem que a boa instalação de uma janela é fundamental para que esta se comporte como foi projetada e dimensionada, e estão disponíveis para dar o suporte técnico necessário. Aliás, estes profissionais podem apoiá-lo também quanto à norma Passive House e às exigências do contexto legislativo português, nomeadamente no que diz respeito às caixilharias.
Com esta equipa de especialistas Reynaers e as soluções certas pode ficar descansado, o seu imóvel estará no bom caminho para um desempenho Passive House.