”O nosso objectivo principal é desenvolver e produzir equipamentos únicos para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Todos os nossos esforços devem estar alinhados com esta missão”. Sabe quem disse esta frase? Pois… a verdade é que podia ter sido qualquer um… Mas foi o fundador da Panasonic, o Sr. Konosuke Matsushita.
Com a sua visão muito bem definida a Panasonic é hoje um dos maiores fabricantes de produtos electrónicos do mundo, composto por cerca de 500 empresas e mais de 270.000 colaboradores espalhados pelo planeta. Desenvolve e comercializa soluções de “heating & cooling”, aplicações e equipamentos para o mercado residencial, comercial e industrial. A sua visão do futuro passa pela descarbonização da sociedade, cidades e casas inteligentes e o seu objectivo é produzir mais energia (a partir de fontes renováveis) do que a que consome para produzir os equipamentos (até 2050). A marca acredita que os edifícios do futuro têm que ser não só eficientes, mas confortáveis e 100% conectados e inteligentes.
Além disso, a Panasonic acredita contribuir para uma sociedade sustentável através de processos de fabrico orientados para a reciclagem e preservação dos recursos limitados, e está a apostar no desenvolvimento de produtos economizadores de água e que possam preservar os recursos hídricos (nas actividades de produção). Por outro lado, realiza esforços para reduzir as emissões de CO2 nos seus produtos, atividades de produção, logística e escritórios.
Estes valores da marca aproximam-se dos valores do conceito Passive House e, portanto, a empresa é parceira da Associação PassivHaus Portugal, e inclusivé tem vários equipamentos que podem ser utilizados em edifícios Passive House, como os equipamentos de renovação de ar com recuperação de calor.
(© Panasonic)
A ventilação com recuperação de calor é um dos pilares das Passive House, já que estas devem ser estanques ao ar para evitar perdas de energia com o exterior.
Mas a Panasonic tem uma gama de produtos muito variada, com soluções energéticas inovadoras, desde sistemas fotovoltaicos (líderes em termos de eficiência de conversão solar), importantes na criação de energia sustentável e descentralizada, até bombas de calor. As bombas de calor utilizam o calor existente no próprio edifício proporcionando assim um nível superior de eficiência em comparação com a geração de calor novo.
(© Panasonic)
Todas estas soluções tecnológicas representam uma contribuição essencial para a descarbonização da sociedade e para a luta contra as alterações climáticas.
Mais uma vez estes valores aproximam-se aos valores da Passive House, onde há uma redução drástica das emissões de CO2 (devido à eficiência energética) e uma contribuição para a proteção climática (pela menor dependência de combustíveis fósseis).
Dentro do mundo Passive House, a Panasonic destaca a solução Aquarea, um componente com Certificação Passive House que integra a unidade de ventilação com uma bomba de calor ar-água. A Aquarea combina no mesmo equipamento as funções de ventilação com recuperação de calor, climatização (aquecimento e arrefecimento) e AQS.
(© Panasonic)
AQUAREA ALL-IN-ONE COMPACT
- POUPANÇA DE ESPAÇO: Base de 60×60, encastrável nos móveis de cozinha ou lavandaria
- PRODUÇÃO DE AQS: Elevada Eficiência A+ até COP 3,86
- AQUECIMENTO: Elevada Eficiência A+++ até COP 5,33
- ARREFECIMENTO: Elevada Eficiência EER até 4,72
(© PHI)
A Panasonic é um dos parceiros estratégicos da Passivhaus Portugal.