Já referimos a importância das janelas neste artigo e neste artigo. Agora vamos explorar os motivos por que devemos ter a possibilidade de abrir janelas numa Passive House.
Talvez um dos mitos mais comuns ouvidos sobre as Passive House é que não pode abrir as janelas. Isso é errado e é muito importante ter janelas que possam ser abertas. Aqui estão seis razões.
1. Uma forma barata e fácil de arrefecer o seu edifício
Durante os períodos de calor, abrir as janelas é a maneira mais fácil, económica e eficaz de arrefecer o seu edifício. Abrir janelas em lados opostos do edifício permite a passagem de uma brisa natural (ventilação cruzada) e oferece a solução mais eficaz (pelo menos em climas onde as temperaturas são mais frias à noite).
A troca de ar padrão fornecida pelos sistemas de ventilação das Passive House é geralmente muito mais baixa do que a ventilação cruzada. O efeito de arrefecimento é ainda mais reduzido pelo calor adicional emitido pelo ventilador. As taxas de troca de ar dos sistemas de ventilação durante os períodos muito quentes (ou frios) podem não ser suficientemente altas para evitar que o ar fique muito húmido (ou muito seco). Seria necessário um tipo completamente diferente de sistema de ventilação para permitir taxas de troca de ar mais elevadas. Esses sistemas seriam mais caros e menos eficientes do que os sistemas existentes. Por outro lado, fornecer grandes volumes de ar abrindo as janelas é bastante barato.
2. Uma ligação com o mundo exterior
As janelas oferecem uma ligação com o mundo exterior permitem-lhe ouvir o canto dos pássaros pela manhã ou chamar as crianças no jardim. A maioria dos utilizadores dos edifícios espera, portanto, ter janelas que possam ser abertas e deseja poder escolher se deseja abri-las ou não.
3. Limpeza mais fácil *
Limpar janelas fixas é geralmente muito mais difícil do que limpar janelas que podem ser abertas e limpas por dentro. Na Europa, a maioria das janelas é basculante e giratória, permitindo que o utilizador as abra como uma porta e limpe facilmente o vidro exterior. Se um edifício está quase todo equipado com janelas que se abrem pelo interior, isso pode ajudar a tornar a manutenção muito mais fácil e a reduzir os custos de funcionamento.
* Supondo que as janelas possam ser totalmente abertas para o interior. As janelas de abertura exterior seriam mais difíceis de limpar.
4. Baixo risco de desconforto
Os resultados da monitorização das Passive House sugerem que há pouco risco destes edifícios ficarem muito quentes ou exigirem muito mais energia de aquecimento devido ao facto de os utilizadores manterem as janelas abertas. Não há necessidade de temer que erros humanos possam causar problemas. Mesmo quando os utilizadores abrem ligeiramente as janelas do quarto toda a noite no inverno, o único efeito negativo é um ligeiro aumento no uso de energia de aquecimento (consulte o artigo da Passipedia sobre o comportamento do utilizador).
5. Mesmo quando está frio pode abrir as janelas
Mesmo quando está frio pode ser agradável abrir a janela para deixar entrar algum ar fresco, por exemplo durante uma festa ou numa grande reunião.
6. Uma janela que pode ser aberta pode salvar sua vida!
Por último, mas não menos importante, uma janela que pode ser aberta pode salvar sua vida, pois oferece uma rota de fuga fácil em caso de incêndio ou outra emergência.
Resumindo, existem muito poucos edifícios Passive House que foram parcial ou totalmente equipados com janelas fixas. A maioria dos relatórios ou inquéritos relativos a estes edifícios diz respeito a reclamações sobre temperaturas excessivas no verão ou a sensação de que os utilizadores estão fechados – o que pode ser evitado com janelas basculantes e giratórias. Com base nesses motivos e experiências, fornecer pelo menos uma janela que pode ser aberta por divisão útil é um pré-requisito para edifícios Passive House elegíveis para certificação. Pode haver exceções bem justificadas, por exemplo, se o edifício estiver localizado próximo de um aeroporto ou numa zona de clima extremo.
Adaptado do artigo original em Passipedia.