Blog

Somos o que comemos ou também o que respiramos?

Autor: PassivHaus
13/06/2019


Nas últimas décadas tem havido uma preocupação crescente com a alimentação. O consumo excessivo da “fast food”, o ritmo de vida que não permite ter tempo para comer e a má qualidade de alguns alimentos (poluídos com contaminantes) têm tido consequências graves na saúde das pessoas. Felizmente a preocupação com a alimentação saudável é hoje grande e há um conhecimento maior sobre as consequências de uma má alimentação.

Respirar ar de qualidade não custa mais dinheiro

Autor: PassivHaus
22/05/2019


Quando todos vivemos e trabalhamos dentro de edifícios a qualidade do ar que respiramos dentro deles é muito importante.

 

O ar que respiramos é tão importante como aquilo que comemos e bebemos.

Alergias? Não culpem a Primavera

Autor: PassivHaus
09/04/2019


 

Com a chegada da Primavera muitas pessoas começam a recear as alergias; os espirros, as irritações no nariz e a comichão nos olhos... A verdade é que os pólenes mais presentes no ar levam a que esses sintomas sejam mais visíveis.

 

Mas não será um pouco irónico culpar o ar da Primavera pelas alergias quando passamos grande parte do nosso tempo dentro de edifícios? Edifícios quase sempre pouco ventilados ou incorrectamente ventilados e com poucas trocas com o ar exterior?

Eficiência Energética vs Ventilação: dois opostos?

Autor: PassivHaus
20/03/2019


Muitas vezes nos dizem: mas se eu ventilar a casa abrindo as janelas o calor vai sair. Então estive a aquecer a casa e abro as janelas? De facto parece um contra senso… Não faz muito sentido abrir as janelas quando passámos horas a aquecer.  O que acontece é que em Portugal os edifícios foram (e por vezes ainda são) tão mal construídos que a ventilação necessária para renovar o ar interior ocorre não só pela abertura das janelas, mas por toda a envolvente do edifício onde há infiltrações de ar e até ligeiras correntes de ar. Será que estamos a aquecer o ar da rua?

O triângulo mágico das Passive Houses: saúde, conforto e eficiência

Autor: PassivHaus
06/03/2019


Não é difícil explicar o que são Passive Houses, contudo se quisermos ser muito concisos podemos apenas dizer que são edifícios que aliam três vértices de um triângulo muito importante. Um triângulo mágico que nos permite construir edifícios onde as pessoas podem viver, trabalhar ou divertirem-se com saúde, conforto, eficiência energética e sem arruinarem a sua conta bancária.

1 

Subscreva a Newsletter Passivhaus Portugal

   
   
© 2018 Associação Passivhaus Portugal
by INOVAnet

Associação Passivhaus Portugal