Blog

Como escolher uma janela para uma Passive House?

Autor: Passivhaus Portugal
21/09/2021


Os edifícios são constituídos por zonas opacas, como paredes e coberturas, e zonas transparentes, as janelas. Estas duas zonas são tratadas de forma muito diferente no projecto e construção do edifício. Contudo, as janelas têm vindo a ganhar protagonismo, não só porque há uma clara tendência em aumentar a áreas das janelas, mas também porque estas têm sofrido uma grande evolução tecnológica. É indiscutível que as janelas têm um impacto enorme na eficiência energética dos edifícios convencionais e o mesmo acontece nas Passive House. Numa Passive House todos os detalhes contam e por isso há que escolher muito bem as janelas e os seus componentes, e integrá-las na abordagem holística que o projecto de uma Passive House requer.

A importância da orientação solar (também) nas Passive House

Autor: PassivHaus
30/07/2021


A orientação solar não é mais que a relação do edifício com a sua exposição solar, fruto do “movimento” do sol. Esta relação depende da localização do edifício (latitude, topologia, equipamentos/estruturas vizinhas), da altura do ano e da altura do dia. Por outro lado a sua optimização depende do tipo de edifício (tipologia, forma, dimensão, etc.) e deverá ser cuidadosamente analisada no projecto.

 

Mas porquê?

6 Razões porque ainda precisa de janelas que abram

Autor: Passivhaus Portugal
20/05/2021


Talvez um dos mitos mais comuns ouvidos sobre as Passive House é que não pode abrir as janelas. Isso é errado e é muito importante ter janelas que possam ser abertas. Aqui estão seis razões.

Sete mitos Passive House…DESMISTIFICADOS

Autor: Giorgia Tzar, International Passive House Association (iPHA)
22/01/2021


Muitas vezes quando as pessoas ouvem o nome "Passive House" surgem muitos mal-entendidos relacionados com o conceito. Passive House é apenas para casas! É muito caro! As janelas não podem ser abertas! Os mitos à volta do conceito “Passive House” cobrem muitos aspectos, desde o preço ao nível de conforto, por isso identificamos aqui, para si, sete dos mais comuns.

A importância das janelas - Parte 2

Autor: Passivhaus Portugal
30/09/2020


Como prometido, neste texto tentaremos apresentar alguns parâmetros que devem ser considerados aquando da definição das janelas por forma a optimizar a relação desempenho vs custo. Num dos últimos artigos referimos que as janelas são um elemento complexo e de elevado custo e há parâmetros de avaliação fundamentais.

Mas quais são?

1 
2 

Subscreva a Newsletter Passivhaus Portugal

   
   
© 2018 Associação Passivhaus Portugal
by INOVAnet

Associação Passivhaus Portugal