Blog

Conhece os filiados do iPHA - entrevista à Passivhaus Portugal

Autor: Passivhaus Portugal
25/10/2021


(iPHA) Falem um pouco sobre a vossa organização.

 

A Associação Passivhaus Portugal (PHPT) foi fundada em 2012 seguindo uma estratégia comum com o Passivhaus Institut para implementar e desenvolver o conceito Passivhaus em Portugal.

Como escolher uma janela para uma Passive House?

Autor: Passivhaus Portugal
21/09/2021


Os edifícios são constituídos por zonas opacas, como paredes e coberturas, e zonas transparentes, as janelas. Estas duas zonas são tratadas de forma muito diferente no projecto e construção do edifício. Contudo, as janelas têm vindo a ganhar protagonismo, não só porque há uma clara tendência em aumentar a áreas das janelas, mas também porque estas têm sofrido uma grande evolução tecnológica. É indiscutível que as janelas têm um impacto enorme na eficiência energética dos edifícios convencionais e o mesmo acontece nas Passive House. Numa Passive House todos os detalhes contam e por isso há que escolher muito bem as janelas e os seus componentes, e integrá-las na abordagem holística que o projecto de uma Passive House requer.

A importância da orientação solar (também) nas Passive House

Autor: PassivHaus
30/07/2021


A orientação solar não é mais que a relação do edifício com a sua exposição solar, fruto do “movimento” do sol. Esta relação depende da localização do edifício (latitude, topologia, equipamentos/estruturas vizinhas), da altura do ano e da altura do dia. Por outro lado a sua optimização depende do tipo de edifício (tipologia, forma, dimensão, etc.) e deverá ser cuidadosamente analisada no projecto.

 

Mas porquê?

10 Edifícios Passive House que não são casas

Autor: The International Passive House Association (iPHA)
19/07/2021


É um erro comum considerar que o conceito Passive House apenas se aplica a edifícios de habitação. De facto, o padrão pode ser alcançado para todos os tipos de edifícios, incluindo edifícios de escritórios, comércio, recreativos e educacionais.

 

Para destacar a variedade de edifícios Passive House partilhamos alguns dos edifícios Passive House menos conhecidos que pode não ter considerado.

7 razões para a Passive House ser a base do nZEB

Autor: Passivhaus Portugal
31/05/2021


Portugal, enquanto estado membro, tem transposto para o direito nacional as Directivas e actualmente existe a obrigatoriedade de construir edifícios com necessidade de energia quase nula, nZEB (nearly Zero Energy Buildings).

 

Sabia que uma Passive House é sempre um edifício nZEB? Já o contrário pode não ser verdade.

 

1 
2 
3 
4 
5 

Subscreva a Newsletter Passivhaus Portugal

   
   
© 2018 Associação Passivhaus Portugal
by INOVAnet

Associação Passivhaus Portugal