Blog

Já não há desculpas para não ter uma Passive House – Parte 2

Autor: Passivhaus Portugal
29/01/2021


Recentemente publicámos um artigo sobre a vasta rede de técnicos e profissionais do sector da construção. Consultores, projectistas, arquitectos, engenheiros e engenheiros técnicos civis, engenheiros mecânicos e peritos qualificados que, actualmente, são capazes de dimensionar, projectar e construir uma Passive House.

 

Mas de que serviria especialistas certificados se não houvesse no mercado equipamentos, materiais e componentes também certificados e disponíveis para integrar uma Passive House?

Sete mitos Passive House…DESMISTIFICADOS

Autor: Giorgia Tzar, International Passive House Association (iPHA)
22/01/2021


Muitas vezes quando as pessoas ouvem o nome "Passive House" surgem muitos mal-entendidos relacionados com o conceito. Passive House é apenas para casas! É muito caro! As janelas não podem ser abertas! Os mitos à volta do conceito “Passive House” cobrem muitos aspectos, desde o preço ao nível de conforto, por isso identificamos aqui, para si, sete dos mais comuns.

Já não há desculpas para não ter uma Passive House – Parte 1

Autor: Passivhaus Portugal
14/12/2020


Um dos principais objectivos da Associação Passivhaus Portugal é disseminar o conceito Passive House como um conceito construtivo que define um padrão de alto desempenho que é eficiente, sob o ponto de vista energético, saudável, confortável, economicamente acessível e sustentável.

 

Agora que já conhece melhor a rede Passive House em Portugal, qual é a desculpa para não fazer bem?

O parque edificado em Portugal: entre a física dos edifícios e a ciência oculta

Autor: Passivhaus Portugal
08/10/2020


As típicas soluções de “tapar o sol com a peneira” não resolvem o problema do nosso parque edificado e muito menos se baseiam nos princípios da física dos edifícios…talvez se baseiem em alguma ciência oculta.

 

Recentemente o governo português lançou o Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis. Mas não seria mais pertinente, numa altura em que as doenças respiratórias estão ainda mais em cima da mesa, promover o Programa de Apoio a Edifícios mais Saudáveis?

A importância das janelas - Parte 2

Autor: Passivhaus Portugal
30/09/2020


Como prometido, neste texto tentaremos apresentar alguns parâmetros que devem ser considerados aquando da definição das janelas por forma a optimizar a relação desempenho vs custo. Num dos últimos artigos referimos que as janelas são um elemento complexo e de elevado custo e há parâmetros de avaliação fundamentais.

Mas quais são?

1 
2 
3 

Subscreva a Newsletter Passivhaus Portugal

   
   
© 2018 Associação Passivhaus Portugal
by INOVAnet

Associação Passivhaus Portugal