Blog

O parque edificado em Portugal: entre a física dos edifícios e a ciência oculta

Autor: Passivhaus Portugal
08/10/2020


As típicas soluções de “tapar o sol com a peneira” não resolvem o problema do nosso parque edificado e muito menos se baseiam nos princípios da física dos edifícios…talvez se baseiem em alguma ciência oculta.

 

Recentemente o governo português lançou o Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis. Mas não seria mais pertinente, numa altura em que as doenças respiratórias estão ainda mais em cima da mesa, promover o Programa de Apoio a Edifícios mais Saudáveis?

A importância das janelas - Parte 2

Autor: Passivhaus Portugal
30/09/2020


Como prometido, neste texto tentaremos apresentar alguns parâmetros que devem ser considerados aquando da definição das janelas por forma a optimizar a relação desempenho vs custo. Num dos últimos artigos referimos que as janelas são um elemento complexo e de elevado custo e há parâmetros de avaliação fundamentais.

Mas quais são?

Como reconhecer uma Passive House?

Autor: PassivHaus
10/02/2020


Em 2019 a Associação PassivHaus Portugal lançou uma checklist de como reconhecer uma Passive House e de forma muito clara resumiu-a em “7 Passos para confirmar que a sua casa é Passive House” aqui no blog… 

O algodão não engana e as Passive House também não

Autor: PassivHaus
04/12/2019


Nos últimos meses publicámos vários artigos e informações sobre o direito a ter uma habitação saudável e com conforto, mas também sobre notícias de falsas Passive House. Notícias que apenas vêm mostrar que o mercado reconhece as vantagens competitivas do conceito, apesar de por vezes não estar disponível para garantir os requisitos das Passive House, quer no projecto, quer em obra. Por isso têm surgido edifícios que são promovidos como Passive House, mas não o são. 

Quando a marca PassivHaus é usada apenas para vender…

Autor: PassivHaus
24/10/2019


O conceito Passive House existe há várias décadas e a marca Passive House tem-se imposto um pouco por todo o mundo. Quando engenheiros, arquitectos, investidores e todo o sector da construção percebeu os benefícios do conceito Passive House não só para os utilizadores, mas também para o meio ambiente, o conceito passou a marca. Hoje poder apresentar um edifício Passive House é uma vantagem competitiva no mercado. A evolução da tecnologia da construção tem permitido a todo o sector imobiliário um nível de exigência elevado, não só na qualidade da arquitectura e materiais, como nos processos construtivos. Os edifícios são cada vez mais eficientes e não apenas no seu comportamento energético, mas em todas as suas valências. O conceito Passive House e sua implementação têm contribuído para este padrão de exigência ajudando edifícios com usos e características muito diferentes a atingir desempenhos muito elevados e assim contribuir para a melhoria do parque edificado. 

1 
2 
3 

Subscreva a Newsletter Passivhaus Portugal

   
   
© 2018 Associação Passivhaus Portugal
by INOVAnet

Associação Passivhaus Portugal