Blog

Como escolher uma janela para uma Passive House?

Autor: Passivhaus Portugal
21/09/2021


Os edifícios são constituídos por zonas opacas, como paredes e coberturas, e zonas transparentes, as janelas. Estas duas zonas são tratadas de forma muito diferente no projecto e construção do edifício. Contudo, as janelas têm vindo a ganhar protagonismo, não só porque há uma clara tendência em aumentar a áreas das janelas, mas também porque estas têm sofrido uma grande evolução tecnológica. É indiscutível que as janelas têm um impacto enorme na eficiência energética dos edifícios convencionais e o mesmo acontece nas Passive House. Numa Passive House todos os detalhes contam e por isso há que escolher muito bem as janelas e os seus componentes, e integrá-las na abordagem holística que o projecto de uma Passive House requer.

Como é que as Passive House se mantêm confortáveis no verão?

Autor: Jessica Grove-Smith e Francis Bosenick, Passivhaus Institut
16/06/2021


Os edifícios Passive House são projectados para serem confortáveis durante todo o ano - aconchegantes e quentes no inverno (mínimo 20° C) e confortavelmente frescos no verão (máximo 25° C).

 

Apresentamos uma série de medidas de dimensionamento e planeamento que podem ser facilmente implementadas num projeto para garantir que o edifício permaneça confortável no verão, quando as temperaturas sobem.

Caudais de ventilação? O compromisso certo.

Autor: Passivhaus Portugal
22/02/2021


A qualidade do ar interior é uma das maiores preocupações no dimensionamento e construção de uma Passive House. Isto porque o ar interior que respiramos está directamente relacionado com a nossa saúde, ainda mais agora… de novo em confinamento estamos quase 100% do nosso tempo dentro de casa. As Passive House são edifícios saudáveis e uma qualidade do ar interior é fundamental para essa garantia. 

A importância das janelas - Parte 2

Autor: Passivhaus Portugal
30/09/2020


Como prometido, neste texto tentaremos apresentar alguns parâmetros que devem ser considerados aquando da definição das janelas por forma a optimizar a relação desempenho vs custo. Num dos últimos artigos referimos que as janelas são um elemento complexo e de elevado custo e há parâmetros de avaliação fundamentais.

Mas quais são?

Mais isolamento é um requisito das Passive House, mas não o social

Autor: Passivhaus Portugal
27/07/2020


Muito se tem falado do afastamento social e até, durante alguns meses, do isolamento social. Com a pandemia o afastamento social é agora uma regra, e para muitos, quase um hábito. Durante cerca de 3 meses Portugal esteve isolado em casa.
Mas…o isolamento em casa não é o mesmo que o isolamento da casa.

1 
2 
3 
4 
5 
6 

Subscreva a Newsletter Passivhaus Portugal

   
   
© 2018 Associação Passivhaus Portugal
by INOVAnet

Associação Passivhaus Portugal