Poucas empresas se podem orgulhar de ter quase 100 anos de existência. Desde o início do século passado que ocorreram grandes mudanças no mundo e, consequentemenet no sector da construção. A antiguidade destas empresas demonstra grande capacidade de adaptação, resiliência e inovação, o que apenas as melhores conseguem.
Empresas que conseguem adaptar-se a tantas alterações culturais, sociais, económicas e construtivas demonstram que veem o sector da construção com os olhos postos no futuro. É o caso da STO que depois da aquisição de uma fábrica alemã fundada em 1835 tem evoluido de forma sustentada.
Apenas em 2017 a STO entrou no mercado ibérico e tem vindo a desenvolver a sua presença com produtos para a envolvente de edifícios. A STO opera em Portugal com sistemas de fachadas (ETICS, fachada ventilada), rebocos, revestimentos e sistemas de pintura e isolamento acústico. Apesar de não ter unidades produtivas em Portugal tem presença no mercado nacional e vem apoiando os seus clientes, quer do ponto de vista técnico, quer comercial.
Uma das soluções que a STO promove é o seu sistema StoTherm Classic para a solução ETICS (External Thermal Insulation Composite System) e a verdade é que há mais de 40 anos que a StoTherm Classic estabelece o standard internacional para isolamento de fachadas. É o primeiro sistema de isolamento térmico a ter sido testado à durabilidade e qualidade dos materiais desde o início, e é certificado pelo “Passivhaus” Institut. O StoTherm Classic é um excelente sistema de isolamento térmico, e prova disso são os cerca de 400 milhões m2 instalados em todo o mundo.

StoTherm (© STO)
1. Argamassa de colagem
2. Isolamento térmico
3. Fixação mecânica
4. Argamassa
5. Armadura
6. Acabamento
Mas a STO tem outros sistemas que contribuem para o desempenho Passive House. Por exemplo o sistema de fachada ventilada, o StoVentec, com elevado nível de funcionalidades e segurança que expande as possibilidades de design, desde vidros e painéis fotovoltaicos, passando pela pedra, cerâmica e gesso, até superfícies curvas em cores fortes. Com base na utilização de suportes de aço inoxidável com elementos de separação térmica conseguem-se dois requisitos essenciais: obter o certificado de Passive House do Instituto Passivhaus e mantem-se a instalação simples.

StoVentec (© STO)
1. Elementos separadores térmicos
2. Subestrutura (suportes em aço inox, montantes, perfis de fixação, etc.)
3. Isolamento em lã mineral
4. Painel de revestimento
Um dos requisitos das Passive House é a estanquidade ao ar e também aqui a STO tem solução. O StoGuard é o sistema que dá uma resposta simples a todos os requisitos de estanquidade: fácil de aplicar com pincel, rolo ou pistola, pode ser aplicado em qualquer superfície e possui acessórios como fitas, selantes e outros que solucionam problemas em pontos críticos do edifício. Permite a aplicação posterior de ETICS ou fachada ventilada quer em construção nova ou em reabilitação.

StoGuard (© STO)
A STO tem trabalhado com Passivhaus Portugal desde muito cedo e tem estado presente em muitos eventos promovidos pela Associação. A empresa acredita que só explicando e demonstrado as soluções eficientes que dispõe é possível crescer no mercado nacional e credibilizar a marca.
A STO disponibiliza aqui a sua base de dados de pormenores construtivos, que é uma ferramenta muito útil para a correcta definição e integração no projecto Passive House de soluções de elevado desempenho.
A STO é um dos parceiros estratégicos da Passivhaus Portugal.
Tag(s): #IsolamentoTermico, #ParceiroEstrategico, #Comunidade