Blog

5 Razões porque vai querer ter uma Passive House

Autor: PassivHaus
13/08/2019



Antes de iniciar a leitura deste texto pense no que realmente é importante para si.
A maioria das pessoas irá dizer (talvez não por esta ordem, mas…) saúde, família, amigos, paz, dinheiro, meio ambiente…

 

Pois é, a saúde é um dos aspectos mais importantes da nossa vida. É o bem mais precioso que temos e, tal como o tempo, é algo que o dinheiro não pode comprar.

 

A saúde está muito relacionada com o estilo de vida de cada um, com a alimentação e prática de exercício físico. Mas, e o ar que respiramos? Um ar interior de qualidade, como o das Passive House, permite diminuir drasticamente o risco a possíveis alergias ou doenças respiratórias. Por outro lado a qualidade do ar e a temperatura ambiente influenciam significativamente a qualidade do sono, que por sua vez tem impacto na saúde. A construção Passive House permite a ventilação adequada dos edifícios, incluindo os quartos, garantindo níveis de CO2 adequados a um bom descanso.

 

Também o seu conforto, da sua família e amigos é importante. É normal querer sentir-se confortável no espaço onde passa grande parte da sua vida, quer seja acordado ou a dormir. Usar um edifício confortável, com uma temperatura agradável e que não seja ruidoso é uma forma de viver mais e melhor. As Passive House permitem esse conforto sem com isso arruinar a sua carteira. Desde logo porque são energeticamente eficientes e portanto não consomem muita energia, o que reduz a conta de luz ou gás ao final do mês e ainda contribui para a redução da emissão de gases efeito de estufa. Desta forma está também a contribuir para um planeta mais saudável.

 

A construção das Passive House não é uma construção muito diferente da construção tradicional, contudo há princípios fundamentais que não podem ser desconsiderados. Princípios que levam a poupanças económicas muito significativas durante o tempo de utilização do edifício. A construção de uma Passive House, sempre considerando estes princípios, pode até ser ligeiramente mais cara que um edifício tradicional (dependendo do projecto), mas a redução da factura energética para arrefecimento e aquecimento pode chegar aos 90%, permitindo assim que o valor a mais gasto inicialmente seja muito rapidamente recuperado.

 

A utilização dos materiais e sistemas construtivos correctos e bem aplicados é também importante para se atingirem os níveis de desempenho de uma Passive House. Felizmente, há já em Portugal, não só técnicos com conhecimento para dimensionar um edifício Passive House, mas também produtores de materiais e sistemas construtivos de elevado desempenho.

 

As empresas construtoras ainda não foram capazes de se ajustar a este novo conceito da forma mais desejável, contudo com o acompanhamento dos técnicos (quer engenheiros, quer arquitectos, quer mesmo dos fornecedores das soluções) vão sendo capazes de construir cada vez melhor.

 

 

Não é difícil enumerar assim 5 razões porque todos irão querer uma Passive House

 

 

1- É confortável (quer a nível térmico, quer acústico)

 

2- É saudável (permite uma boa qualidade do ar interior)

 

3- Não custa mais dinheiro

 

4- É energeticamente eficiente, logo mais amiga do ambiente

 

5- Pode ser projetada e construída por portugueses e com produtos nacionais (reduzindo desta forma a pegada ecológica e ainda acrescentado valor à economia Portuguesa)

 


Tag(s): #Saude, #Conforto, #QualidadeDoArInterior, #Desempenho

Subscreva a Newsletter Passivhaus Portugal

   
   
© 2018 Associação Passivhaus Portugal
by INOVAnet

Associação Passivhaus Portugal